O que é diabetes?
É uma doença crônica, que tem como característica o aumento de glicose no sangue. Esse aumento de glicose ocorre pela falta da insulina no organismo, ou quando o corpo não utiliza bem a insulina que produz.
E o que é glicose?
O açúcar dos alimentos que ingerimos se transformam em glicose, que ao ser absorvida pelas células do corpo, se torna a fonte de energia para o organismo. A glicose é absorvida pelas células através da insulina.
Células Beta
Quanto o corpo está funcionando normalmente e os níveis de glicose sobem, são as células Beta, localizadas no pâncreas, que detectam esta elevação e liberam mais insulina no sangue.
Insulina
Insulina é o principal hormônio que regula a glicose absorvida no organismo. Funciona como se a insulina fosse a “chave” para a glicose entrar na célula e fornecer energia.
Diabetes tipo 1
É a mais comum entre crianças e jovens. Ocorre quando o sistema imune, por um comportamento deficiente, ataca os próprios tecidos do organismo, destruindo as células do pâncreas - as células Beta, que são as produtoras de insulina.
Sem insulina, a glicose está no corpo, mas não consegue ser absorvida pelas células.
Assim, o monitoramento do nível de açúcar no sangue se faz necessário, e as aplicações de insulina regulam a glicose, levando-se assim uma vida saudável.
Diabetes tipo 2
Mais comum em adultos, ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para regular a glicose, ou quando a ação da insulina não é eficiente. Maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse podem provocar o diabetes do tipo 2.